O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe nesta quarta-feira, 14 de setembro, curtas-metragens do especial “Bahia – 100 anos de Cinema”, das 12h às 13h, no auditório de Biotecnologia da FCA, em frente ao RU antigo.
A caixa de 12 DVDs comemorativa aos 100 anos de cinema na Bahia foi produzida pelo Ministério da Cultura, por meio da Cinemateca Brasileira, em parceria com a Secretaria de Cultura, através da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
O projeto, pioneiro no resgate e difusão da memória audiovisual baiana, contou com a curadoria do cineasta Joel de Almeida e dos professores e pesquisadores do cinema brasileiro, Rubens Machado Jr., Carlos Alberto Mattos e Maria do Socorro Carvalho que selecionaram 30 títulos representativos desse primeiro centenário do cinema no Estado.
Os primeiros filmes do especial que serão exibidos pelo Cineclube UFGD são a primeira parte do DVD número 12, com os curtas “Adeus Rodelas”, “Comunidade do Maciel – há uma gota de sangue em cada poema” e “Bahia”.
Esse horário busca beneficiar alunos e servidores que ficam em período integral na UEMS e UFGD, oferecendo uma alternativa cultural para o intervalo de almoço.
Sinopses dos filmes:
Adeus Rodelas (BRA, 1990)
Direção: Agnaldo Siri Azevedo
Duração: 20 min.
Classificação: 10 anos
Sinopse - Uma visão dos últimos dias de uma cidade prestes a ser inundada pela Barragem de Itaparica. Um canto de saudade, um canto de adeus.
Comunidade do Maciel – há uma gota de sangue em cada poema (BRA, 1973)
Direção: Tuna Espinheira
Duração: 20 min.
Classificação: 10 anos
Sinopse - Documentário antropológico sobre o baixo meretrício situado na área do Pelourinho. Uma comunidade formada por prostitutas, homossexuais, ladrões, traficantes e grupos de famílias em pleno centro da cidade de Salvador, ocupam uma arquitetura outrora pertencente à elite.
Bahia (BRA, 1999)
Direção: Mônica Simões
Duração: 25 min.
Classificação: 10 anos
Sinopse - Documentário sobre a cidade de Salvador, abordando temas do cotidiano: gente, arquitetura, comida, meios de transporte, luz, cor e ícones. A trilha sonora é recheada de sons e ritmos locais, de músicas de compositores baianos contemporâneos, passando do erudito ao experimental.
Mais informações
BAHIA – 100 ANOS DE CINEMA
CINECLUBE UFGD
Twitter @cineclubeufgd
Facebook Cineclube UFGD
Nenhum comentário:
Postar um comentário