sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cineclube UFGD debate aborto como problema de saúde pública



O projeto de extensão Cineclube UFGD apresenta amanhã (01), às 17h, o documentário “Fim do Silêncio” dirigido por Thereza Jessouron e produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Representantes de Dourados da Marcha Mundial das Mulheres foram convidadas para a realização do debate. A sessão é aberta ao público e ocorre no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O documentário apresenta depoimentos de mulheres de idades, classes sociais e estados brasileiros diversos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Na produção, as entrevistadas falam abertamente, sem esconder o rosto nem a identidade, como e porque fizeram o aborto. “Fim do Silêncio” foi financiado pelo Selo Fiocruz Vídeo, que busca popularizar e democratizar o acesso da população ao conhecimento dos principais problemas de saúde pública do Brasil.

O vídeo apresenta uma visão polêmica de como o aborto inseguro se constitui em um dos principais problemas para a saúde pública brasileira, sendo responsável por sequelas físicas, psicológicas e situações de risco, além da possibilidade de morte.

Dados citados no documentário:

“A cada ano, 20 milhões de abortos induzidos são realizados em todo o mundo, em condições inseguras, levando à morte 68 mil mulheres”
“97% dos abortos acontecem em países em desenvolvimento”
“Apenas 26% dos países do mundo ainda não descriminalizaram o aborto. Todos eles são na América Latina, África e Ásia”


Mais informações

Sobre o filme

http://www.fiocruz.br/icict/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1395&sid=80

Trecho na internet

http://www.youtube.com/watch?v=XbSUP0G5_Y0&feature=related

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mostra do Cinema Chinês será encerrada neste sábado



A programação da Mostra do Cinema Chinês, promovida pelo projeto de extensão Cineclube UFGD, termina em 24 de setembro, sábado, com a apresentação do filme “Mãe Bonita”, às 17h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é franca.

Segundo a sinopse, Zheng Da, um menino surdo de nascença, e sua mãe, a operária Sun Liying, são abandonados à própria sorte pelo chefe da família. A mãe precisa lutar para ganhar a vida, criar o filho e ensiná-lo a falar. Além de ter sido recusado na escola por não conseguir pronunciar as palavras com clareza, Zheng Da tem de suportar a discriminação e a zombaria dos outros. A mãe trabalha duro para poder comprar um aparelho de audição para o filho. Com a ajuda dos amigos, Sun Liying e seu filho enfrentam a adversidade e vencem muitas dificuldades em seu caminho.

A Mostra foi iniciada em 03 de setembro e exibiu os filmes “Amor à margem do Rio Amarelo”, “Grandes pés bonitos” e “Gada Meilin”. O evento é uma realização do Cineclube UFGD com subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da República Popular da China, que emprestou os filmes e forneceu livros sobre “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares ao dígitos binários”, “La Medicina Tradicional China”, “Abecé de la Ópera de Beijing” e “Los Instrumentos Musicales Chinos”, além de um dvd sobre música instrumental chinesa, que estarão disponíveis para os interessados durante as sessões.

Ainda em 2011 estão previstas Mostras do Cinema Alemão (novembro) e Indiano (dezembro), sendo que já foram realizadas as Mostras do Cinema Francês (maio) e Canadense (junho), além das nacionais.


CINECLUBE UFGD

www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Twitter @cineclubeufgd

Facebook Cineclube UFGD

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Rebelião: Mostra do Cinema Chinês exibe “Gada Meilin” neste sábado


O projeto de extensão Cineclube UFGD realiza neste sábado (17), a exibição do filme “Gada Meilin” como parte da programação da Mostra do Cinema Chinês, às 17h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é franca.

Gada Meilin, um pastor das pradarias Korqin, destacava-se pela valentia e honradez. Seu sonho de menino era um dia vir a ser Meilin, isto é, chefe do corpo de guardas do clã Darhan. Quando, enfim, seu sonho é realizado, o chefe do clã decide vender as terras da pradaria aos senhores da guerra em troca de vantagens pessoais, e a população se vê ameaçada de ficar sem a fonte de seu sustento. Gada Meilin se subleva em defesa do povo. A rebelião fracassa, mas ele sobrevive na memória do povo como herói.

O último filme da Mostra será “Mãe Bonita” (24 de setembro) que trata da luta de uma mulher divorciada para educar o filho surdo. A mostra foi iniciada em 03 de setembro com o filme “Amor à margem do Rio Amarelo” e exibiu no dia 10 o “Grandes pés bonitos”.

A Mostra do Cinema Chinês é uma realização do Cineclube UFGD com subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da República Popular da China, que emprestou os filmes e forneceu livros sobre “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares ao dígitos binários”, “La Medicina Tradicional China”, “Abecé de la Ópera de Beijing” e “Los Instrumentos Musicales Chinos”, além de um dvd sobre música instrumental chinesa, que estarão disponíveis para os interessados durante as sessões.

Ainda em 2011 estão previstas Mostras do Cinema Alemão (outubro) e Indiano (dezembro), sendo que já foram realizadas as Mostras do Cinema Francês (maio) e Canadense (junho), além das nacionais.


CINECLUBE UFGD

www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Twitter @cineclubeufgd

Facebook Cineclube UFGD

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cineclube UFGD exibe curtas do cinema baiano amanhã


O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe nesta quarta-feira, 14 de setembro, curtas-metragens do especial “Bahia – 100 anos de Cinema”, das 12h às 13h, no auditório de Biotecnologia da FCA, em frente ao RU antigo.

A caixa de 12 DVDs comemorativa aos 100 anos de cinema na Bahia foi produzida pelo Ministério da Cultura, por meio da Cinemateca Brasileira, em parceria com a Secretaria de Cultura, através da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

O projeto, pioneiro no resgate e difusão da memória audiovisual baiana, contou com a curadoria do cineasta Joel de Almeida e dos professores e pesquisadores do cinema brasileiro, Rubens Machado Jr., Carlos Alberto Mattos e Maria do Socorro Carvalho que selecionaram 30 títulos representativos desse primeiro centenário do cinema no Estado.

Os primeiros filmes do especial que serão exibidos pelo Cineclube UFGD são a primeira parte do DVD número 12, com os curtas “Adeus Rodelas”, “Comunidade do Maciel – há uma gota de sangue em cada poema” e “Bahia”.

Esse horário busca beneficiar alunos e servidores que ficam em período integral na UEMS e UFGD, oferecendo uma alternativa cultural para o intervalo de almoço.

Sinopses dos filmes:

Adeus Rodelas (BRA, 1990)
Direção: Agnaldo Siri Azevedo
Duração: 20 min.
Classificação: 10 anos
Sinopse - Uma visão dos últimos dias de uma cidade prestes a ser inundada pela Barragem de Itaparica. Um canto de saudade, um canto de adeus.

Comunidade do Maciel – há uma gota de sangue em cada poema (BRA, 1973)
Direção: Tuna Espinheira
Duração: 20 min.
Classificação: 10 anos
Sinopse - Documentário antropológico sobre o baixo meretrício situado na área do Pelourinho. Uma comunidade formada por prostitutas, homossexuais, ladrões, traficantes e grupos de famílias em pleno centro da cidade de Salvador, ocupam uma arquitetura outrora pertencente à elite.

Bahia (BRA, 1999)
Direção: Mônica Simões
Duração: 25 min.
Classificação: 10 anos
Sinopse - Documentário sobre a cidade de Salvador, abordando temas do cotidiano: gente, arquitetura, comida, meios de transporte, luz, cor e ícones. A trilha sonora é recheada de sons e ritmos locais, de músicas de compositores baianos contemporâneos, passando do erudito ao experimental.

Mais informações

BAHIA – 100 ANOS DE CINEMA

http://www.dimas.ba.gov.br/2008.1/dastaques/2011.01/Caixa%20de%20DVDs%20celebra%20os%20100%20anos%20do%20cinema%20na%20Bahia_d.pdf

CINECLUBE UFGD

www.cineufgd.blogspot.com

cineufgd@gmail.com

Twitter @cineclubeufgd

Facebook Cineclube UFGD

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mostra do Cinema Chinês exibe “Grandes pés bonitos” neste sábado


O projeto de extensão Cineclube UFGD realiza neste sábado (10), a exibição do filme “Grandes pés bonitos” como parte da programação da Mostra do Cinema Chinês, às 17h, no cine-auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A entrada é franca.


De acordo com a sinopse de “Grandes pés bonitos”, Zhang Meili é uma mulher comum que vive numa aldeia afastada. Por ter pés grandes, ela considera-se uma pessoa que não poderá ter realização nenhuma, porque pés pequenos eram um dos critérios da beleza das mulheres de acordo com os conceitos tradicionais. Depois de que o seu marido foi executado por cometer um grave crime por ignorância, ela criou uma escola para que as crianças da aldeia tenham a oportunidade de receber a educação. Xia Yu, a professora voluntária de Beijing veio ajudá-la no ensino. Por diferenças culturais, surgiram muitos equívocos entre elas. Mas as duas se entenderam e acabaram por ser boas amigas. Zhang morreu num acidente automobilístico, mas os sonhos das crianças continuam.

Os próximos filmes serão “Gada Meilin” (17 de setembro) e “Mãe Bonita” (24 de setembro). A mostra foi iniciada em 03 de setembro com o filme “Amor à margem do Rio Amarelo”.

A Mostra do Cinema Chinês é uma realização do Cineclube UFGD com subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da República Popular da China, que emprestou os filmes e forneceu livros sobre “A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares ao dígitos binários”, “La Medicina Tradicional China”, “Abecé de la Ópera de Beijing” e “Los Instrumentos Musicales Chinos”, além de um dvd sobre música instrumental chinesa, que estarão disponíveis para os interessados durante as sessões.

Ainda em 2011 estão previstas Mostras do Cinema Indiano (outubro) e Alemão (novembro), sendo que já foram realizadas as Mostras do Cinema Francês (maio) e Canadense (junho), além das nacionais.


Sinopses

Gada Meilin
Sábado, 17 de setembro, das 17h às 19h
Local: Cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Gada Meilin, um pastor das pradarias Korqin, destacava-se pela valentia e honradez. Seu sonho de menino era um dia vir a ser Meilin, isto é, chefe do corpo de guardas do clã Darhan. Quando, enfim, seu sonho é realizado, o chefe do clã decide vender as terras da pradaria aos senhores da guerra em troca de vantagens pessoais, e a população se vê ameaçada de ficar sem a fonte de seu sustento. Gada Meilin se subleva em defesa do povo. A rebelião fracassa, mas ele sobrevive na memória do povo como herói.


Mãe bonita
Sábado, 24 de setembro, das 17h às 19h
Local: Cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

Zheng Da, um menino surdo de nascença, e sua mãe, a operária Sun Liying, são abandonados à própria sorte pelo chefe da família. A mãe precisa lutar para ganhar a vida, criar o filho e ensiná-lo a falar. Além de ter sido recusado na escola por não conseguir pronunciar as palavras com clareza, Zheng Da tem de suportar a discriminação e a zombaria dos outros. A mãe trabalha dura para poder comprar um aparelho de audição para o filho. Com a ajuda dos amigos, Sun Liying e seu filho enfrentam a adversidade e vencem muitas dificuldades em seu caminho.