sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cineclube UFGD exibe documentário argentino no próximo sábado (27).

Cineclube UFGD exibe documentário argentino no próximo sábado
Na programação de sábado (27) do Cineclube UFGD será exibido o documentário “500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina”. A sessão começa, pontualmente, às 17 horas, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na rua João Rosa Góes, nº 1761.
O regime ditatorial argentino é responsável pelo desaparecimento de cerca de 30 mil pessoas. Uma de suas práticas era o sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos.
A partir da iniciativa das “Avós da Praça de Maio” criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou a descoberta de 114 das 500 crianças sequestradas. O documentário narra essa incansável luta das avós e seus netos que continua, diariamente, até que o último dos “500” seja encontrado.
Após a sessão, haverá debate com a professora Tchella Fernandes Maso, professora na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR/UFGD).
Circuito Universitário de Cinema
Essa exibição do Cineclube faz parte do Circuito Universitário de Cinema. O projeto acontece em instituições de ensino dos 27 estados do Brasil, nos meses de setembro e outubro. A iniciativa é da MPC & Associados, em parceria com a Petrobrás. A primeira edição do Circuito tem como tema a ditadura civil-militar na América Latina e suas consequências.
Ainda dentro do Circuito, a Universidade recebeu, no dia 24 de setembro, o documentário “70”, como parte da programação da Semana de Ciências Sociais da UFGD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário