O projeto de extensão Cineclube UFGD continua no mês de novembro com a Mostra Ditadura e Resistência. Neste sábado (05), às 17h, será apresentado o filme Sargento Getúlio com entrada franca, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
De acordo com a sinopse, a adaptação cinematográfica do clássico homônimo de João Ubaldo Ribeiro narra, em tom épico, a viagem realizada pelo sargento Getúlio e o motorista Amaro no cumprimento da missão de transportar um preso político de Paulo Afonso (BA) até Aracaju (SE). Durante a viagem, a situação política se altera e o sargento recebe ordens de soltar o preso. Desconfiado, ele insiste em prosseguir, o que o transforma em inimigo da ordem. Perseguido e sentindo- se traído, Getúlio vê no cumprimento da missão a única razão de sua existência. Lutando contra tudo e todos, ele continua até avistar Aracaju da Barra dos Coqueiros.
A programação de novembro ainda terá os filmes: Os Doces Bárbaros (12/11), Anos de chumbo (19/11) e Terra em transe (26/11). Em outubro foram exibidos os documentários “Jango” (08/10), “O velho - a história de Luís Carlos Prestes” (15/10), “Três Irmãos de Sangue” (21/10) e “Vlado – 30 anos depois” (22/10). Em 29 de outubro seria exibido o Programa “Redemocratização: as greves de 1979”, mas o filme não foi encontrado no acervo e o público escolheu por assistir as Mostras Nacional e Internacional do Dia Internacional da Animação.
A Mostra Ditadura e Resistência foi pensada em torno da exposição "Direito à verdade e à memória”, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que esteve em Dourados de 21 de setembro a 31 de outubro, por meio do V Congresso Transdisciplinar Direito e Cidadania.
A temática está no foco dos debates nacionais referentes a criação da Comissão Nacional da Verdade, aprovada pela Câmara de Deputados (Lei 7376/10) em 21 de setembro e pelo Senado em 26 de outubro. .
Todos os filmes da Mostra Ditadura e Resistência foram fornecidos para o Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.
Sobre o Cineclube UFGD
Nenhum comentário:
Postar um comentário