quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quartas-feiras de outubro terão cinema de animação na Cidade Universitária



Como o projeto Cineclube UFGD realizará pelo terceiro ano consecutivo o Dia Internacional da Animação (DIA) em 28 de outubro de 2011, serão apresentados nas quartas-feiras de outubro os filmes das edições anteriores como um preparativo para os participantes.

As exibições serão das 12h às 13h, no auditório de Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agrárias, em frente ao RU antigo, na Unidade 2 da UFGD. Qualquer pessoa pode participar e a entrada é gratuita.

A programação de hoje (05) será a Mostra Nacional de Animação de 2009 com os filmes: “A Princesa e o Violinista” (Dir. Guto Bozzetti), “Queda Livre” (Dir. Marcelo Vidal/Renan de Moraes), “Papercut” (Dir. Pedro Eboli), “O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar” (Dir. William Paiva e Leo D.), “O Quarto do Jobi – Boca Aberta” (Dir. Andrés Lieban), “Silêncio e Sombras” (Dir. Murilo Hauser), “O Anão que virou Gigante” (Dir. Marão), “Dossiê Rê Bordosa” (Dir. César Cabral) e “Linhas e Espirais” (Dir. Diego Akel).

Sobre o Dia Internacional da Animação

O ano de 2011 será o oitavo consecutivo em que o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. No ano passado, ocorreram exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

O DIA é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Sobre os filmes de hoje:

A Princesa e o Violinista – Dir. Guto Bozzetti
Recorte / 2D - 10min30seg – 2008 – Porto Alegre-RS

Sinopse: Trata-se de uma fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descobrimos uma bela história, enquanto ela tenta entender o que sua mãe está sentindo.

Queda Livre – Dir. Marcelo Vidal/Renan de Moraes
3D – 1min10seg – 2009 – Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Terror e pânico. Plínio um desengonçado Quati, salta de pára-quedas em uma frenética queda livre.

Papercut – Dir. Pedro Eboli
Tradicional 2D - 4min13segs – 2008 – São Paulo – SP

Sinopse: A vida no escritório pode acabar com você. Ainda mais quando um pequeno corte de papel transforma a vida do nosso herói numa caçada surreal. Agora, é todo o escritório contra um, numa luta pela vida e por sua própria identidade. Uma animação de humor e realismo fantástico feita por alguém que nunca agüentou a vida num cubículo.

O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar– Dir. William Paiva e Leo D.
2D - 11min – 2007 – Olinda – PE

Sinopse: Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.

O Quarto do Jobi – Boca Aberta - Dir. Andrés Lieban
2D Digital – 1min06seg – 2008/2009 – Rio de Janeiro- RJ

Sinopse: Como qualquer criança de sua idade, Jobi adora chegar em casa e fechar a porta do seu quarto. Afinal, qual é o menino de 9 anos que não curte esse primeiro gostinho de privacidade? O que descobrirmos ao espiar Jobi é que, dentro do quarto, ele e seu melhor amigo o sapo Oscar, encontram um atalho para o mundo.

Silêncio e Sombras – Dir. Murilo Hauser
3D - 8min33seg – 2008 – Curitiba – PR

Sinopse: Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento?

O Anão que virou Gigante – Dir. Marão
2D tradicional (lápis no papel) - 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ

Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.

Linhas e Espirais – Dir. Diego Akel
Pintura digital - 2min16seg – 2009 – Fortaleza – CE

Sinopse: Sentimentos e expressões misturam-se numa harmonia conflitante, em forma de pintura animada.

Dossiê Rê Bordosa - Dir. César Cabral
Stop Motion - 16min – 2008 – Santo André - SP

Sinopse: Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário