quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os Matadores: Cineclube exibe filme ambientado na fronteira Brasil-Paraguai




Neste sábado (11), às 17h, o Cineclube UFGD exibe os filmes “Os matadores”, de Beto Brant, e “Sinistro”, de René Sampaio, em sessão é aberta para maiores de 16 anos, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O cine-auditório está localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, com entrada pela Rua Gustavo Pável.

Os filmes marcam ainda a estréia em longa de Beto Brant e em curta de ficção de René Sampaio, com duas obras premiadas em festivais nacionais, que antecipavam promissoras carreiras. Vale notar a proximidade geográfica entre os filmes, ambos ambientados na região Centro-Oeste, entre a fronteira Brasil-Paraguai, no caso do longa, e Brasília, no caso do curta.

Os Matadores e Sinistro, realizados com três anos de diferença entre eles (1997 e 2000, respectivamente), são dois filmes representativos de um determinado formato narrativo cinematográfico que encontrou seu ápice de utilização na segunda metade dos anos 1990: as multinarrativas, que dividem tanto seu protagonismo entre vários personagens simultaneamente, como também são marcadas pelas idas e vindas no tempo cronológico da sua história. Nos dois casos, outro ponto em comum é o flerte, em diferentes níveis, com o cinema policial – no caso, pelo lado dos "marginais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário