Foi criado no início de 2009 por um grupo técnicos administrativos e docentes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) interessados em desenvolver o movimento cineclubista na universidade. Atuando em Dourados-MS, terá exibições abertas e gratuitas de filmes nacionais às quartas-feiras, às 12h, no auditório de Biotecnologia da Unidade 2 da UFGD e aos sábados, às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Lázaro Ramos estará em Cafundó, filme exibido neste sábado na UFGD
O filme Cafundó será exibido gratuitamente às 17h deste sábado (24), no cine-auditório da Unidade1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Cafundó parte da história real de João de Camargo (ex-escravo cuja trajetória passa pela Guerra do Paraguai) para fazer um retrato dos afrodescendentes e da religiosidade sincrética brasileira.
Natural da região de Sorocaba (SP), Camargo se deslumbra com o mundo fora da escravidão e se casa com uma mulher branca. Ele passa a viver entre o quilombo local e a construção de uma igreja onde realiza milagres, misturando a fé católica a influências africanas.
A codireção de Clóvis Bueno se reflete no cuidado com a direção de arte e reconstituição de época, e a de Paulo Betti na direção de atores. Entre as estrelas do elenco estão Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Valéria Monã, Alexandre Rodrigues, Luis Melo, Chica Lopes, Flávio Bauraqui. Didático e com paisagens impressionantes, o filme é um documento precioso sobre a construção étnica e espiritual do povo brasileiro.
Antes da exibição do longa-metragem, o Cineclube apresentará o vídeo de abertura com o músico Kristoff Silva (Itaú Cultural) e também o curta Labirinto, do Programa Diferenças. Labirinto traz visões de discos voadores e aparições de Nossa Senhora no sertão do Ceará. Um labirinto de mistérios que giram em torno das palavras “ver” e “acreditar”.
O músico Kristoff Silva nasceu nos Estados Unidos, em 1972, e é naturalizado brasileiro. É cantor, compositor e violonista. Começou a estudar violão na adolescência, em Belo Horizonte (MG), seguindo a escola erudita, e aproximou-se do popular depois de uma experiência com o grupo Uakti e de trabalhos com a cantora Alda Rezende. Acompanhou artistas como Caetano Veloso e Elza Soares e estreou no CD A Outra Cidade, em 2003, com os mineiros Pablo Castro e Makely Ka. Em sua música, flerta com o som produzido em São Paulo, nos anos 1980 e 1990, por artistas como Itamar Assumpção e o Grupo Rumo. Entre seus parceiros constantes de composição está o músico Luiz Tatit.
O cine-auditório está localizado na Rua João Rosa Góes, nº 1.761, Vila Progresso, mas a porta de entrada está na Rua Gustavo Pável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário