O Cine Clube da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), inicia a temporada 2014 no dia 15 de fevereiro. Na ocasião, serão exibidos curta-metragens brasileiros, no gênero comédia. A sessão é gratuita com início às 17h, no cine-auditório da unidade I da UFGD (rua João Rosa Gões, 1761, Vila Progresso).
O projeto de extensão realizado pela instituição com a exibição de filmes nacionais e internacionais está com inscrições abertas para estudantes que queiram participar e receber certificado de até 40 horas. Terão direito ao certificado quem tiver 75% de presença, nas sessões de 15 de fevereiro a 5 de junho deste ano. A adesão pode ser feita pelo site: www.cineufgd.blogspot.com.br
A maior parte dos filmes apresentados no Cine Clube UFGD é da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (Minc). São curtas e longa metragens, de diferentes gêneros: comédia, aventura, suspense e drama.
O acervo vai desde clássicos de Mazzaropi até sucessos de bilheteria e crítica recentes, como “Cazuza”, “Ó Pai, Ó”, “Meu Nome Não é Johnny” e “Última Parada 174”, entre outros.
Confira a programação do dia 15 de fevereiro
“O Oitavo Selo” (1999), que é uma sátira gaúcha ao clássico de Ingmar Bergmann. O aclamado sueco dirigiu o clássico “O Sétimo Selo” (1956), que é um retrato dos temores do homem em relação a tudo que cerca o desconhecido, particularmente a morte.
Já “O Oitavo Selo” (1999) é um curta-metragem do diretor Tomás Creus, que retrata um jovem pensando em suicidar-se após uma briga com a mulher. Ele vai a uma boate e mistura veneno na bebida… é aí que a Morte aparece. Apesar do tom sombrio, as coisas não são levadas a sério e é impossível não dar boas risadas com o filme.
Quem já imaginou uma Morte com aquele sotaque gaúcho bem carregado? Além de tudo, ao invés de se apresentar com a solenidade funérea que lhe é peculiar, a Morte dos pampas se preocupa mais em ridicularizar a decisão do jovem.
Em “Açaí com Jabá” (2001), um característico turista do sul duela com um típico caboclo do norte ao tomar o verdadeiro açaí com jabá. Uma prova de delicadeza, sabedoria, suor e muito estômago.
O enredo de “Dov’e Meneghetti ?” (1989), gira em torno de uma fuga rocambolesca do célebre ladrão anarquista que apavorava os paulistanos ricos na década de 20.
Em “PRKadeia” (1992), é o nome de uma rádio que dois bandidos instalam com aparelhagem roubada. Com isto, eles tornam-se assunto absoluto na cidade.
A produção “BMW Vermelho” (2000), focaliza uma família humilde que recebe um carro de luxo, no qual não pode ser vendido por dois anos. Ninguém sabe dirigir e por isso o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados.