terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cineclube UFGD exibe “Estamira” neste sábado




Mesmo com o feriado na sexta-feira (02), o projeto de extensão Cineclube UFGD dá continuidade à sua programação no sábado (03) com a exibição de “Estamira”.
Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais, mas analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.
Dirigido por Marcos Prado, “Estamira” o documentário ganhou 25 prêmios em festivais nacionais, como a Mostra Internacional de São Paulo e o Festival do Rio, e internacionais, como os festivais de Marselha, Karlovy Vary (República Tcheca), Havana, Viena, Londres e Miami.
A exibição é gratuita e acontece sábado (03) às 17h no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
Mais informações:
Sobre o filme:  Estamira 2005, Documentário, 116min, Classificação: 10 anos, Direção: Marcos Prado.
Sobre o Cineclube: www.cineufgd.blogspot.com

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UFGD debate animação no sábado e apresenta o Dia Internacional da Animação no domingo





Como parte da programação local do DIA (Dia Internacional da Animação), o Cineclube UFGD promove um debate sobre a produção de vídeos de animação, às 17h, deste sábado (27), com entrada franca, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O debater convidado é Jader Rafaelli Capilé Sanches, de Dourados, criador de filmes de animação pelo estúdio Arte 3d Ilustrações Publicitárias, ilustrador profissional há mais de 20 anos, graduado no curso de Tecnologia em Produção Publicitária e especialista em Comunicação e Marketing.

A partir da exibição de filmes de sua autoria, Jader Sanches falará sobre modelagem, stop motion, desenho, cores, roteiros, histórias em quadrinhos, produção de storyboards, produção de áudio, animação 2D e 3D e edição.

O objetivo é promover o debate com os participantes da sessão do Cineclube UFGD sobre o modo de fazer animação e posteriormente assistir as Mostras Nacional e Internacional do DIA (Dia Internacional da Animação) no domingo (28), às 19h30, já com mais conhecimento sobre os bastidores e desafios da produção.

Mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul, participarão da mostra de curtas nacionais e internacionais do DIA neste domingo. Em Dourados o evento é gratuito e será na UFGD (cineauditório da Unidade 1).

Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil, através da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

Mais informações

Confira a programação de domingo:

Mostra Nacional para o Dia Internacional da Animação  2012 
Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 14 anos

Cabeça de papelão - Dir. Quiá Rodrigues  - stop motion   20min 03seg   2012   Rio de Janeiro-RJ 
Sinopse: Antenor não se dá bem com sua cabeça original, e troca-a por uma de papelão.
 
Tim and Ted - Dir. Fernanda Ribeiro  - Animação Clássica   3min 13seg  2011 - Vancouver - Canadá
 Sinopse: Uma nova cor para a vida de dois excêntricos vizinhos. 
   
Mentiras são contadas e julho - Dir. Rogério Vilela - 2D/ lápis sobre papel   5min 21seg   2012   São Paulo-SP 
Sinopse: Um garoto repousa sobre o braço do cristo redentor. E espera. Ninguém sabe como chegou até lá. Ninguém sabe porquê ele esta lá. E enquanto espera, ele se lembra. Pai. Mãe. Por que todos podem voar, menos eu?
  
Tough West -  Dir. Henrique Barone  - Flash   3min 23seg   2011   Vancouver – Canadá 
Sinopse: No oeste... tudo tem a ver com as decisões que você toma... e se há a chance de ser um frangote... também sempre existe a possibilidade de se tornar... uma lenda.
               
Cafeka - Dir. Nicholas Paim e Natália Cristine - Stop Motion  2min30seg  2011   Porto Alegre-RS 
Sinopse: Cafeka, é uma analogia e uma homenagem ao mais famoso livro de Franz Kafka, Metamorfose. 
 
Linear - Dir.Amir Admoni  - stop motion, 2D e 3D sobre live-action 6min  2012  São Paulo - SP
Sinopse: A linha é um ponto que saiu caminhando. 

Maria da Glória - Dir. Diego Akel  - Pintura-no-tempo digital 2min 11seg  2012   Fortaleza-CE 
Sinopse: Uma visão particular e gráfica sobre a Alameda Maria da Glória, na cidade de Fortaleza, no Brasil.

Laurinha – episódio “Leão” - Dir.Jon Russo e Thomate - 2D/ recorte digital/ stop motion 90seg  2012  Ribeirão Preto – SP
Sinopse: Massinha conhece a história de um rei que era muito forte, gato e grandão… até que chega a patroa. 

Um Lugar comum - Dir. Jonas Brandão - 2D Digital 9min 53seg 2009 São Paulo SP
Sinopse: Em "um lugar comum", como em qualquer praça ou parque, Marina e o desajeitado Zezé se conhecem e juntos plantam uma árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade. O filme acompanha o crescimento das crianças e seus desencontros ao longo dos anos neste mesmo lugar comum.
 
O Rei Gastão - Dir. Diogo Viegas - 2D   1min 17seg   2012   Rio de Janeiro – RJ 
Sinopse: Em um reino distante um Rei tão brilhante resolveu um castelo construir... 

Escalada - Dir.Paulo Muppet e Luciana Eguti - 2D e 3D   1min 38seg   2012   São Paulo-SP
Sinopse: Em uma ilha em forma de cubo, dois vizinhos iniciam uma disputa para construir a torre mais alta. 
  
O Grande Evento - Dir. Thomate - 2D digital  1min 06seg 2012  Ribeirão Preto-SP
Sinopse: O grandiosíssimo Atail Menezes faz a cobertura do evento mais importante da história da humanidade. 

  
Mostra Internacional para o Dia Internacional da Animação  2012
Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 16 anos

Yellow – Dir. Ivan Russev  - Rússia - 03 min - 2010
Sinopse: A animação baseada na obra do grande escritor surrealista russo Kharms Daniil.          

 Warm winter – Xin Li  - Austrália - 03 min – 2010
Sinopse: Um filho, prestes a viajar para o estrangeiro, tem uma briga com sua mãe assim que está saindo. Enquanto seu táxi se afasta, sua fica a dizer seu adeus sozinha.

R-xyz – Joana Toste - Portugal - 04 min - 2009
Sinopse: Investigando a verdadeira origem das patologias da vida. Será a inteligência sensível e a sensibilidade inteligente?

Snowboard - dir. Maria Kalcheva  - Bulgária – 2’ 05’’ - 2009
Sinopse: Um snowboard pode mudar o seu ponto de vista no espaço e na vida.     
 
Amazing Hat (rocoa) – Dir. PARK Bo-mi - Coréia do Sul – 5min - 2011
 Sinopse: É uma animação que mostra a pureza do coração das crianças e a amizade entre os seres humanos e os animais. 

IZLOG – Dir. Vefik Hadzismajlovic  - Bósnia e Herzegovina - 6’30’’ – 2010
 Sinopse: Animação antiga em stop motion sobre a escalada de um boneco em busca de seu amor que está no alto, para preencher o vazio físico em seu coração.
 
Greedy boy - Young Ha Kim  - Austrália – 4’27’’ – 2009
 Sinopse: Um menino pode comer tudo o que quiser, mas o problema é que ele não sabe quando parar. O que vai acontecer com ele?  

E se... – Sandra Santos - Portugal - 07 min – 2010
Sinopse: Dois delicados e hesitantes seres humanos trabalham em um escritório. E se ...

Neighbors – Dir. Adnan Mahinic - Bósnia e Herzegovina - 1’ 58’’ min – 2010
Sinopse: homem da pré-história tenta conviver com seu vizinho.

Memória de cão – João Morais Ribeiro - Portugal - 15min – 2010
Sinopse: MEMÓRIA DE CÃO é um filme para adultos. A história de um animal que já foi humano. O cão sem abrigo ou o homem dissoluto. Passado e presente misturados. Um filme em preto e branco e a cores, uma linha sem retorno, é sucesso ou sarjeta. Será que eles realmente são diferentes?

Rain - dir. Natalia Atanasova  - Bulgária – 1’36’’ – 2008 
Sinopse: Um grupo de pessoas padronizadas que tentam evitar quem não tem a sua cor. Mas a natureza mostra-lhes que todas as pessoas são iguais, e não há lugar para o preconceito no mundo. Um filme poético sobre a diferença entre as pessoas.

Ropper dapper – Dir. Sasha Svisky - Rússia - 03 min - 2010 
Sinopse: A história de um morador e sua caça numa cidade, onde valentões, a polícia e ninguém podem detê-lo. O que ele está procurando? Lutando? Onde esta luta vai leva-lo?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dourados terá Dia Internacional da Animação neste domingo




Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais do DIA (Dia Internacional da Animação) acontecerá às 19h30 de 28 de outubro, domingo, simultaneamente em mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul. Dourados recebe o evento por meio do Cineclube UFGD e realiza a mostra no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil, através da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

Em 2012 foram inscritos 80 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 12 para o programa oficial brasileiro. A Mostra Nacional contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul.

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .  

A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

Sobre o Dia Internacional da Animação

No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. 
        
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net)

Dia da Internacional da Animação no Brasil

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.

O DIA tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.

Informações Nacionais sobre o evento
Produção Dia Internacional da Animação

Sobre o Cineclube UFGD

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cineclube exibe “Espelho D’Água- Uma viagem no Rio São Francisco





O projeto de extensão Cineclube UFGD exibe sábado (20) o filme “Espelho D’Água- Uma viagem no Rio São Francisco”.

O filme conta a história de Henrique, um fotógrafo da cidade grande, que desaparece após um acidente de barco no rio São Francisco. Sua namorada, Celeste, parte atrás dele em uma jornada pelo “Velho Chico”, ao longo da qual vai tomando conhecimento dos mistérios, lendas e culturas das comunidades que habitam as suas margens. Espelho D' Água, mistura ficção e documentário, passado e presente, superstições e realidade em histórias narradas em tom de fábula.

A sessão é gratuita às 17h no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Mais informações:

Sobre o filme: Espelho D’água- uma viagem no rio São Francisco (2004, Drama, 108min, Classificação: Livre, Direção: Marcus Vinícius Cezar).

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cineclube UFGD exibe Tapete Vermelho neste sábado




Sensível, engraçado e comovente, Tapete Vermelho é a mais bela homenagem feita pelo cinema ao grande Mazzaropi.

O filme Tapete Vermelho traz a história de um casal de caipiras, formado por Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres, que leva o filho de nove anos para uma cidade a fim de assistir a um filme de Mazzaropi no cinema. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram. No caminho o trio cruza com tipos curiosos provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas.

Desejando cumprir a promessa feita recentemente a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira, Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.

A exibição é gratuita e acontece sábado (13) às 17h no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Mais informações:
Filme: Tapete vermelho (2006, Comédia, 102min, Classificação: 10 anos, Direção: Luiz Alberto Pereira)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

“Chega de saudade” sábado no Cineclube UFGD





Neste sábado (06) o projeto de extensão Cineclube UFGD exibe o filme “Chega de Saudade”.

“Chega de Saudade” conta as histórias de 5 núcleos de personagens que freqüentam um baile em São Paulo. Permeadas de amor, solidão, traições, ilusões e desilusões, estas histórias contradizem o sendo comum de que estes adolescentes de cabelos brancos são pessoas “em fim de linha”- tudo cadenciado por pérolas da música nacional e internacional.

Engana-se quem pensa que chegar aos 60 anos é sinônimo de uma vida desinteressante e sem emoções.

A sessão é gratuita, às 17h no cineauditório da Unidade 1 da UFGD ((Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Mais Informações:
Sobre o filme: Chega de saudade (2008, Drama, 95min, Classificação: 12 anos, Direção: Laís Bodanzky).