Sábado (29) o projeto de extensão Cineclube UFGD exibe o filme inspirado na obra de Frei Betto, “Batismo de Sangue”, o longa mostra a batalha de religiosos contra os militares nas décadas de 60 e 70.
Durante a Ditadura Militar no Brasil, muitos jovens foram presos e torturados. O que poucos sabem é que alguns eram Frades Dominicanos. Os Freis Tito, Betto, Osvaldo, Ivo e Fernando tinham vontade de ajudar o povo nas questões sociais e o apoio que faltava do governo era encontrado no líder de esquerda Carlos Maringhela. A relação entre o comunista e os religiosos se tornou estreita a ponto de isto colocar em risco a vida deles. Por imaginar que estes poderiam ser mais fracos, foram presos por militares para que entregassem o líder da Aliança Libertadora Nacional.
“Batismo de Sangue” é dirigido por Helvécio Ratton, que para tornar mais reais as cenas de tortura do filme, foi contratado um preparador de dublês de Hollywood, que ensinou as formas mais realistas de se bater e apanhar no cinema sem que os atores se ferissem.
A sessão é gratuita, às 17h no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
Mais informações:
Sobre o filme: Batismo de Sangue (2006, Drama, 110min, Classificação: 14 anos, Direção: Halvécio Ratton). http://www.adorocinema.com/filmes/filme-201997/