quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cineclube UFGD encerra Mostra Brasil Migrante neste sábado



A Mostra Brasil Migrante será encerrada neste sábado (17) com a apresentação dos filmes “Cinema, aspirinas e urubus” (longa), de Marcelo Gomes, e “O crime da imagem” (curta), de Lírio Ferreira, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Com equilíbrio entre forma e fundo raro para um estreante, o pernambucano Marcelo Gomes realizou uma das melhores abordagens do sertão nordestino e um dos grandes momentos do cinema brasileiro atual. Em “Cinema, aspirinas e urubus”, o encontro entre um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, e um nordestino que quer ir para a cidade grande em busca de oportunidades, rende um belo e original road-movie (filme de estrada). O diretor investe no despojamento formal, mas cria uma nova estética, resultado de um fecundo diálogo com a paisagem agreste. O sertão nordestino também é cenário do curta “O crime da imagem”, realizado por outro pernambucano, Lírio Ferreira. O filme mostra Antônio Conselheiro (Tuca Andrada) antes de se tornar o líder de Canudos.

A Mostra Brasil Migrante conclui a programação de 2011 do projeto de extensão Cineclube UFGD e foi realizada nos dias 03 de dezembro, com o documentário “Conterrâneos velhos de guerra”, 10 de dezembro com o filme “O cineasta da selva” e termina agora em 17 de dezembro com “Cinema, aspirinas e urubus”, em 17 de dezembro. Todos os filmes foram fornecidos ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Mais informações

Cinema, aspirinas e urubus de Marcelo Gomes - PE, 2005, Ficção, Colorido, 99 min: 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.

O crime da imagem de Lírio Ferreira - PE, 1992, Ficção, Colorido, 13 min: Viagem simulada por um sertanejo desconfiado da fidelidade da esposa tem desfecho trágico. Episódio lendário sobre Antônio Conselheiro, antes de se tornar um líder político-místico-religioso.

cineufgd@gmail.com
www.cineufgd.blogspot.com

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cineclube UFGD convida para exibição do filme “O Cineasta da Selva” neste sábado



A Mostra Brasil Migrante apresenta neste sábado (10), às 17h, os filmes “O cineasta da selva” (longa) e “Sangue e suor: A saga de Manaus” (curta), no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

De acordo com a sinopse, “O cineasta da selva” traz à tona uma figura fundamental do cinema silencioso, o luso-brasileiro Silvino Santos (1886-1970), que realizou os primeiros filmes na Amazônia e cujas imagens são de inestimável valor antropológico, etnográfico e historiográfico.

Entre a ficção e o documentário, o filme contém trechos de filmes preservados
como “No país das amazonas” (1922), “No rastro do Eldorado” (1925) ou “Terra portuguesa: O Minho” (1934). Para conhecer mais a região de Silvino Santos, o documentário “Sangue e suor: A saga de Manaus” faz uma interpretação sociológica e antropológica da capital do Amazonas, com questões sobre ecologia, marginalização do
índio e distorção de culturas.

A Mostra é realizada pelo projeto de extensão Cineclube UFGD, com sessões abertas ao público, e ainda terá o filme “Cinema, Aspirina e Urubus”, em 17 de dezembro. Todos os filmes foram fornecidos ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil, que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Mais informações

cineufgd@gmail.com
www.cineufgd.blogspot.com

O cineasta da selva de Aurélio Michiles
SP, 1997, Documentário, Colorido, 87 min.

Sangue e suor: A saga de Manaus de Luiz de Miranda Corrêa
AM, 1977, Documentário, Colorido, 20 min.

SINOPSE DO PRÓXIMO FILME

Cinema, Aspirinas e Urubus

1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre