Foi criado no início de 2009 por um grupo técnicos administrativos e docentes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) interessados em desenvolver o movimento cineclubista na universidade. Atuando em Dourados-MS, terá exibições abertas e gratuitas de filmes nacionais às quartas-feiras, às 12h, no auditório de Biotecnologia da Unidade 2 da UFGD e aos sábados, às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Casablanca será exibido neste sábado com entrada franca na UFGD
Ganhador de três Oscar em 1943, melhor filme, melhor diretor (Michael Curtiz) e melhor roteiro (Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch), Casablanca será exibido neste sábado (29) pelo Cineclube UFGD como parte da programação de Clássicos, especial do mês de maio.
A sessão será no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. A entrada é franca e o filme é de classificação livre para todos os públicos.
Confira a sinopse:
Casablanca: fácil de entrar, mas muito difícil para sair, especialmente se o seu nome estiver na lista dos mais procurados pelos nazistas. No topo desta lista está o líder da resistência Tcheca, Victor Laszlo (Paul Henreid), cuja única esperança é Rick Blaine (Humphrey Bogart), um americano cínico que não arrisca seu pescoço por ninguém... especialmente pela mulher de Victor, Ilsa (Ingrid Bergman), sua ex-amante que partiu seu coração. Então, quando Ilsa oferece a si mesma em troca de um transporte seguro para que Laszlo deixe o país, o amargo Rick deve decidir o que é mais importante – sua própria felicidade ou as incontáveis vidas que estão em jogo.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Segunda parte de Ben-Hur será exibida neste sábado
Prosseguindo com a programação de Clássicos exibidos pelo Cineclube UFGD neste mês de maio, neste sábado (22) será apresentada a segunda parte do filme Ben-Hur, vencedor de 11 oscar, incluindo o de melhor filme em 1959. A entrada é franca e a sessão começa às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
Por ter 3h40 de duração, o filme foi dividido em duas sessões, sendo que primeira foi apresentada em 15 de maio.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Clássicos: Cineclube UFGD exibe Ben-Hur, melhor filme de 1959
Como parte da programação de Clássicos exibidos pelo Cineclube UFGD neste mês de maio, no dia 15 (sábado) será apresentada a primeira parte do filme Ben-Hur, vencedor de 11 oscar, incluindo o de melhor filme em 1959. A entrada é franca e a sessão começa às 17h, no cine-auditório da Unidade 1 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
Com 3h40 de duração, o filme será dividido em duas sessões, sendo que segunda será no dia 22 de maio. O filme é dirigido por Willian Wyler, com roteiro de Karl Tunberg e elenco composto por atores como Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd, Hugh Griffith, Martha Scott, Cathy O´Donnell e Sam Jaffe.
Os números traduzem a magnitude do filme: 100 mil figurinos, 8 mil figurantes, 300 sets de filmagem e um estonteante orçamento que nos seus dias, o transformaram no maior filme da história do cinema. Os criadores de Ben-Hur realizaram o melhor e maior dos épicos bíblicos de todos os tempos.
Charlton Heston traz uma presença física e moral irrepreensível na pele de Judah Ben-Hur, um judeu de família nobre na Palestina, cuja heróica odisséia inclui a escravização pelos romanos, uma arrojada fuga de uma galé em meio à uma sangrenta batalha, a vingança contra seu algoz durante uma furiosa corrida de bigas e um devoto encontro com Jesus Cristo.
Uma carismática performance de Heston rendeu-lhe a estatueta de Melhor Filme de 1959, com o lendário William Wyler, colecionando o seu terceiro prêmio de Melhor Diretor – e o filme tornou-se o recordista de Oscar da história do cinema – 11 estatuetas – até ser equiparado com Titanic, em 1997.
A programação de Clássicos do Cineclube UFGD prevê ainda a exibição de filmes como “E o vento levou” e “Casa Blanca”, sendo que “O Mágico de Oz” foi apresentado em 8 de maio, com a presença de aproximadamente 60 pessoas.
Os filmes para essa programação especial são emprestados da Casa Brasil/UFGD e os equipamentos utilizados são fornecidos pelo Ministério da Cultura, por meio do programa Ponto Difusão Digital, implantado na UFGD.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Mágico de Oz será exibido sábado em sessão especial para mães e filhos
O primeiro filme da programação de Clássicos tira do baú personagens inesquecíveis como a Dorothy, o homem de lata que quer um coração, o leão que sonha em ter coragem e o espantalho que quer um cérebro
O Cineclube UFGD inova na sessão deste sábado (8). Em comemoração ao Dia das Mães, o ambiente ficará um pouco mais claro, o volume do áudio mais tranqüilo e alguns brinquedos serão disponibilizados para tornar o local mais acolhedor para as crianças. O filme exibido será “Mágico de Oz”, como parte da programação de clássicos do mês de maio, sendo que a entrada é gratuita e a sessão de cinema será às 17h, no cine-auditório da Reitoria, na Unidade 1 da UFGD, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
Com falas como “Totó, acho que não estamos mais em Kansas” e “Não há lugar como o nosso lar” é possível lembrar facilmente do filme “O Mágico de Oz”, um dos grandes clássicos da história do cinema.
De acordo com o blog Video and Noise, baseado no livro de L.Frank Baum, o filme conta a história de Dorothy, interpretada por Judy Garland, e em seu cachorro Totó, que chegam à terra de Oz, depois de serem sugados por um tornado no estado americano do Kansas.
Lá conhecem a bruxa boa do norte, que sugere que sigam o caminho das pedras amarelas até encontrar o Mágico de Oz, que poderá os ajudar a voltar para casa. Além disso, a feiticeira dá sapatinhos vermelhos a Dorothy, que terá que bater os calcanhares para poder voltar a seu lar.
Nesse caminho conhecem três acompanhantes: um homem de lata, que quer um coração, um leão que sonha em ter coragem e um espantalho que quer um cérebro.
O filme ganhou dois prêmios Oscar, de melhor trilha sonora e melhor música por “Over the Rainbow”. Texto completo sobre o filme em: http://www.videoandnoise.com/filmes/o-mgico-de-oz-completa-70-anos .
Ainda em maio, a programação de Clássicos exibirá “E o vento levou”, “Ben Hur” e “Casa Blanca”, por meio de DVDs emprestados pela Casa Brasil da UFGD. Já os equipamentos utilizados para exibição são fornecidos pelo Ministério da Cultura, por meio do programa Ponto Digital, implantado na UFGD.
Votação para diretoria será neste sábado
Podem votar a comunidade externa e servidores e alunos da UFGD que estiverem presentes no cine-auditório da Unidade 1, das 17h às 18h30
Neste 8 de maio (sábado), o Cineclube UFGD realiza a primeira eleição para os cargos da Diretoria Executiva e do Conselho de Representantes, com votação das 17h às 18h30, no cine-auditório da Reitoria da UFGD, localizado na Unidade 1, Rua João Rosa Góes, 1.761, Vila Progresso. A chapa que está concorrendo ao pleito se intitula “Hoje tem Cinema” e apresentará às 17h seu plano de ação.
Todos os servidores e alunos da UFGD e também a comunidade externa presentes no local terão o direito de votar, após informar à Comissão Eleitoral o nome completo e RG, para então marcar seu voto na cédula e depositar na urna.
A apuração de votos será realizada a partir do encerramento das votações, às 18h35, sendo que a chapa eleita tomará posse dos respectivos cargos e poderá iniciar suas atividades no dia 17 de maio e o mandato terá duração de dois anos, de maio de 2010 a maio de 2012, quando deverá ser feita nova eleição.
A proposta completa da chapa inscrita está disponível no site http://www.ufgd.edu.br/comunicacao , sendo que os principais pontos são: ampliar a divulgação nas redes sociais e imprensa, o número de sessões e de público; fazer programações variadas com temáticas específicas e apresentando o cinema de outros países, como uma Mostra do Cinema Alemão, por exemplo; institucionalizar o Cineclube com Estatuto e projeto de extensão da UFGD; estabelecer novas parcerias com outras instituições de Dourados, como o Comitê Regional de Defesa Regional, que já é parceiro; e inserir o Cineclube no movimento nacional, por meio da inscrição e participação no Conselho Nacional de Cineclubes.
Os candidatos da chapa “Hoje tem cinema” são: da Diretoria Executiva - Francisco Ferreira Vilela (presidente), Emmanuel Marinho (vice presidente), Karine Segatto (secretária), Alessandra Leite Oliveira (vice secretária), Felipe de Almeida Borges (tesoureiro), Wagner Vieira Oliveira (vice tesoureiro), Thales Albano Pimenta (diretor de programação e divulgação), Stella Zanchet (vice diretora de programação e divulgação), Fábio Souto de Carvalho (diretor de documentação e produção), Angela Watte Schwingel (vice diretora de documentação e produção); do Conselho de Representantes - Verônica Guimarães (representante dos docentes da UFGD), Jones Dari (vice representante dos docentes da UFGD), Bruno Nunes Cardoso (representante dos discentes da UFGD), Ane Caroline Pereira Cruz (vice representante dos discentes da UFGD), Franz Maciel Mendes (representante dos técnicos-administrativos da UFGD), Valtecir Cardoso Pereira (vice representante dos técnicos-administrativos da UFGD), Glacie Loureiro da Silva (representante dos sócios do Cineclube UFGD - comunidade externa) e Jonas Silva (vice representante dos sócios do Cineclube UFGD).
Assinar:
Postagens (Atom)